Cursos e palestras sobre Agilidade, Gestão e Estratégia.

Novos papéis e responsabilidades nos projetos com o uso do ágil

linkedin 1

Mesmo que fiquemos parados onde estamos e da forma que estamos nada será igual ao que era antes, mesmo que este tempo seja há 1 minuto.

Precisamos estar atentos as mudanças do ambiente e das pessoas à nossa volta.

Este tema ficou mais evidente para mim no 16º SIGP do PMI Chapter São Paulo em novembro passado, onde a pergunta mais constante em diversas palestras foi:

O gerenciamento de projetos, ou gerente de projetos, vai desaparecer com a entrada do ágil?

A resposta que acredito e que mais ouço é: SIM, para os que não se adequarem as mudanças, não apenas pelo ágil, mas por todas as mudanças que a revolução digital e as constantes inovações nos trazem todos os dias, existe sim um novo enfoque para o gerenciamento de projetos e para o gerente de projetos a ser desenvolvido por cada um de nós na aplicação das nossas habilidades, acompanhá-las e se reinventar vai depender das atitudes de cada um.

O trabalho em equipes cada vez mais participativas divide as responsabilidades, que até então se concentrava apenas no gerente de projetos, em entre diferentes papéis, tais como:

GERENTE DE PROJETOS

É o profissional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um ou mais projetos. É multidisciplinar, possui jogo de cintura, técnicas de negociação e algumas habilidades como: comprometimento com prazos, organização, liderança de times, comunicação, resolução de problemas e tomada de decisão.

SCRUM MASTER

Tem como papel dentro do framework Scrum, garantir que todo o processo seja seguido: ritos das cerimônias, facilitação dia-a-dia da equipe, remover impedimentos, auxiliar o Product Owner com o backlog, auxiliar o time com boas práticas, ter uma comunicação e um bom networking para interagir com os envolvidos, ou seja, precisa fazer com que toda a equipe esteja comprometida, desenvolva software dentro do prazo estipulado, realizando entregas constantes com qualidade. Portanto, o Scrum Master é um facilitador, não tendo responsabilidade de decidir pela equipe.

AGILE COACH

É um profissional que tem muito conhecimento sobre Metodologia Ágil (Scrum, Kanban, XP, Lean) e Coaching. O Coaching é um processo de autoconhecimento que o Agile Coach utiliza para trazer conhecimentos, habilidades e atitudes na vida pessoal e profissional dos funcionários, com o intuito de atingir objetivos, individuais ou em grupos dentro das empresas.

A relação entre esses papéis é que todos são focados no desenvolvimento do trabalho de outras pessoas dentro de um time, com objetivo de alcançar metas, e os perfis para trabalhar com equipes são sempre os mesmos; pessoas comunicativas, engajadas nos projetos, que integram pessoas, buscam soluções, sabem trabalhar de forma colaborativa e comprometida com resultados, utilizando uma metodologia de trabalho.

O que vai diferenciar o Gerente de Projetos do Scrum Master e do Agile Coach é como ele desempenha o seu papel dentro de cada Modelo de Gerenciamento de Projetos.

https://www.linkedin.com/pulse/novos-pap%C3%A9is-e-responsabilidades-nos-projetos-com-o-maria-heloiza/?published=t

 

 

Heloiza Magrin

Heloiza Magrin

Professora, Mentora & Master Coach Executiva e Consultora.

Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email