Pontualidade

Um problema que todos nós brasileiros enfrentamos ao trabalharmos em empresas ou projetos internacionais é a pontualidade.

Para europeus, americanos, japoneses e chineses, o não cumprimento do horário exato do início de uma reunião ou da entrega prometida de um trabalho é erro gravíssimo e nos marca como pessoas de pouca confiabilidade e que sempre estamos dando desculpas por nossos atrasos, o que eles não entendem nem aceitam.

Nós estamos acostumados a sempre atrasar ou usar a nosso favor o famoso 15 minutos de tolerância que é tido como padrão no nosso país, aqui normalmente se atrasa para as reuniões e quando chegamos na hora ficamos esperando pelos outros que não chegam, ligamos lá pelas 10hs e não exatamente as 10hs para as conferências, não nos programamos para sair adiantados a fim de não atrasar e nos acostumamos a postergar datas de entrega ou a ficar horas na sala de um médico à espera da nossa vez, que já passou quando chegamos, e pensamos, mas mesmo quando chego na hora fico um tempão esperando por que também ele sempre se atrasa para me atender.

Aceitamos isso como parte da nossa cultura, mas isso está certo ?

Devemos continuar a proceder desta forma?

Admiramos e respeitamos mais as pessoas que cumprem com seus horários ? Se sim por que não começamos nós mesmos a darmos o primeiro passo e mudar o nosso comportamento no sentido de também sermos admirados e respeitados como pessoa que cumpre seus horários e respeita o tempo alheio e a disposição das pessoas em nos atender ?

Será que esta mudança de atitude pode nos ajudar na nossa evolução profissional ?

Pessoas pontuais para cumprirem seus compromissos e entregas são melhor vistas pelas empresas, isso é um indicativo de respeito e confiabilidade.

Esta é uma grande mudança e precisamos fazer disso um hábito, o que não é fácil.

Até que possamos passar a fazer da pontualidade um hábito, podemos seguir algumas dicas que podem nos ajudar:

  • Use sempre sua agenda para marcar todos os compromissos,
  • Sincronize seu celular com sua agenda e ative o alerta em ambos, desta forma estará usando a tecnologia a seu favor.
  • Sempre confirme com os solicitantes de quanto tempo precisará disponibilizar para cada compromisso, conseguindo assim ser pontual também para os próximos.
  • Dê sempre um intervalo de segurança entre seus compromissos, de forma a conseguir se deslocar entre eles e considere sempre também um tempo de folga para algum atraso.
  • Lembre-se de sair com antecedência suficiente para se deslocar para um compromisso, considerando sempre os piores casos que podem atrasá-lo
  • Caso apareça um telefonema ou uma abordagem que possa atrasá-lo, informe educadamente que irá procurar a pessoa assim que puder, pois, atende-lo agora irá atrasá-lo para sua reunião. Ao contrário do que possa parecer, isso irá mostrar para o seu interlocutor que você respeita os seus compromissos, e que também o respeita assim como seus compromissos com ele, mas não se esqueça de retornar, de preferência agende este retorno.

Lembrem-se que o tempo é hoje um dos bens mais valorizados e escassos para todos nós, faça da pontualidade o seu diferencial competitivo !!